quinta-feira, 4 de julho de 2013

BATMAN - A CRIANÇA E AS SOMBRAS

ou BATMAN E O PERIGO DE QUEIMAR ETAPAS






Bom Cavaleiros, Cavaleiras, Pedreiros, Bardos, Bárbaros, Barbaras, Magos, Bruxas, Feiticeiras, Amigos e Amigas, vamos agora falar sobre o Mito do Batman, a Criança que nunca cresceu! Sim, Criança!
"Como assim Tristão? Tá maluco? O Batman é o herói mais foda!"
Vamos sentar aqui nessa mesa da Taberna então e conversar rapidamente enquanto tomamos um bom Hidromel:





O jovem Bruce Wayne, quando apenas com oito anos tem sua infância bruscamente interrompida, seus pais são brutalmente assassinados na sua frente na saída de um Teatro.




 Ao Jovem só resta uma saída agora, sendo o Herdeiro Milionário da fortuna dos Wayne, nasce um desejo profundo de vingança e justiça, mas para isso acontecer é preciso crescer. O Jovem Bruce passou o resto da vida treinando físico e intelecto para combater criminosos. Ótimo, Maneiro, né? NÃO! Lembrem-se ele tinha apenas oito anos!

Quando ele renegou sua infância e juventude, em troca de sua missão ele relegou às sombras do Inconsciente as etapas naturais do amadurecimento e são essas sombras do nosso inconsciente que, quando não corretamente trabalhadas, nos geram problemas na idade adulta. E foram essas sombras que se tornaram os maiores Inimigos do Batman! Duvida? Vamos Lá então:



Da Alegria, da Espontaneidade de rir e se divertir com tudo a sua volta, temos como símbolo da infância o Palhaço, ao jogar isso nas sombras aos Oito anos, Bruce deixou para que se refletisse na idade adulta como o Caótico Coringa, que realmente se diverte com tudo a sua volta, sem limite algum de moralidade ou de consciência, fruto de suas sombras inconscientes e da infância perdida.



Das Dúvidas tão naturais às crianças, dos questionamentos do mundo e do desenvolvimento natural e progressivo do Intelecto, surgiu Charada, que sempre joga enigmas e charadas para que o Batman resolva, em sua maioria como anedotas e rimas extremamente infantis, eu disse infantis? Está começando a entender o espírito da coisa?




Por nunca lidar com os Valentões da escola, opressões, surgiu Bane, também fala de possíveis problemas ao encarar drogas e outras tentações comuns à adolescência.



Por pular a etapa da Sensualidade e Sexualidade natural da Adolescência surgiu a Mulher Gato, cheia de Sensualidade e Luxúria.



O Duas Caras reflete a visão do mundo de uma Criança... preto e branco, sendo impossível um adulto mentir e ainda sim ser honesto, só restando uma saída, ver dois adultos em um, ao invés de ver de uma forma madura que entre preto e branco existem muitos tons de cinza.


Por fim chegamos ao ápice do argumento, Justamente por ainda ser na mente uma criança, por pular todas as etapas de amadurecimento para se tornar um herói, Bruce Wayne nunca consegue se relacionar plenamente com pessoas de sua idade ou mulheres, tendo como sempre fiel companheiro e amigo uma criança, ou jovem, o famoso Robin. Que não é um caso Gay, passa longe disso, mas sim um caso de transferência emocional. Pode-se ainda dizer que o Robin é a representação externa de sua criança interna, de sua ingenuidade.



Infelizmente é muito para a mente de Bruce Wayne já lidar, por isso surge o Batman, o Cavaleiro das Trevas, é ele quem lida com as Sombras de Bruce Wayne, personalizadas em seus inimigos. O Alter Ego é uma proteção de si mesmo,
Para uma criança tão perdida e que queimou tantas etapas só restam três saídas: Procurar auxílio na Religião, Exemplo em uma figura Paterna, ou mesmo de um Herói. O Batman conseguiu os três... o que levará ao nosso próximo papo... Superman! Até a Próxima!











Um comentário: