Por sorte, Perseus foi visitado por Hermes, que lhe mostrou o caminho até as três greias. Três senhoras q compartilhavam um dente e um olho. Hermes o instruiu a tomar o olho delas e assim Perseus fez.
Após tomar-lhes o olho, só o devolveu após elas mostrarem o caminho até as ninfas que poderiam lhe ajudar contra a gorgona.
E assim as Ninfas lhe deram presentes. Ele recebeu uma capa de escuridão, que permitiria ser furtivo e surpreender medusa, botas aladas para lhe auxiliar na fuga e uma bolsa mágica para que guardasse a cabeça da medusa.

Com a ajuda do espelho de bronze de Athena, que refletia a imagem da Medusa, impedindo-o do terrível olhar direto que o transformaria em pedra conseguiu decapita-la. Colocou a cabeça na bolsa mágica e graças aos sapatos alados fugiu rapidamente dali e retornou à Séfiro.
Sobrevoando a costa da Etiópia, ele viu uma belíssima dama presa a uma Rocha. Era a princesa Andrômeda, filha da fútil rainha Cassiopéia, que provocara a ira de Poseidon dizendo que era mais bela que todas suas filhas. Como punição, Poseidon enviou um monstro marinho para devastar seu reino. O único modo de para-lo seria dar Andrômeda a ele como oferenda que foi presa às rochas próximo ao mar à espera de seu terrível destino.
Perseu apaixonou-se, amor à primeira vista e matou o monstro marinho libertando-a. Os pais de Andrômeda, imensamente felizes a ofereceram como esposa a Perseu, e os dois seguiram na jornada para Sérifo. Polidectes não acreditava que Perseu pudesse retornar, porém ao retirar a cabeça da medusa da bolsa mágica foi petrificado por olhar nos olhos da gorgona.
Perseu por fim entregou a cabeça à Athena, que a fixou como um emblema no centro de seu protetor peitoral....